segunda-feira, novembro 24, 2008

Pedalar pela Segurança na Estrada

Realiza-se no próximo dia 01 de Dezembro (2ªFeira - feriado), a actividade "Pedalar pela Segurança na Estrada", uma acção de sensibilização rodoviária, cujo objectivo principal é alertar os condutores para a necessidade de respeitarem as bicicletas que circulam na via pública. Dos acidentes que têm vindo a ocorrer com uma preocupante frequência entre carros e bicicletas (alguns dos quais de grande gravidade), muitos derivam da falta de civismo e de respeito dos condutores pelos ciclistas.

A concentração de todos os participantes terá lugar na Praça do Município (Largo do Colégio), às 15h45, sendo a partida dada às 16h00. O trajecto terá uma extensão aproximada de 12 Km, sendo o seguinte: partida na Praça do Município, desce a Avenida Zarco, vira à direita para a Avenida Arriaga (semáforos estarão intermitentes, para permitir que o grupo permaneça compacto nesta zona), rotunda do Infante e sobe a Avenida do Infante (semáforos intermitentes). No cruzamento da Avenida do Infante com a Avenida Luís de Camões (abaixo do Hospital), os semáforos deverão estar a funcionar normalmente, pelo que existirá um reagrupamento mais à frente, junto ao Hotel Miramar/Pestana, antes da curva do Hotel Reids. O grupo seguirá depois novamente compacto, sempre pela Estrada Monumental, passando o Lido, depois pelo Fórum Madeira até à rotunda dos Piornais (após o Madeira Palácio), realizando o retorno na rotunda. O percurso inverso será novamente cumprido pela Estrada Monumental, descida da Avenida do Infante, rotunda do Infante, traseiras do Marina Shopping, junto ao Teatro Baltazar Dias desce à direita para a Avenida do Mar, nos semáforos imediatamente a seguir vira à esquerda e termina o percurso no cais do Funchal, por volta das 17h15m.

Todo o percurso será percorrido em grupo compacto, a um ritmo baixo, que permitará o acompanhamento de todos aqueles que queiram juntar-se à iniciativa. Os ciclistas devem permanecer encostados à faixa da direita, sempre que existirem duas faixas no mesmo sentido. É obrigatório o absoluto respeito por todos os sinais de trânsito, bem como a utilização de capacete. A não utilização de capacete inviabiliza a possibilidade de participação na actividade.

A iniciativa é da responsabilidade da Associação Regional de Triatlo da Madeira (ARTM), contanto com os apoios da Câmara Municipal do Funchal e da Associação da Madeira de Desporto para Todos.

A data da iniciativa tem um significado especial, uma vez que acontece precisamente um ano depois do grave atropelamento de que foi vítima o triatleta Marcelino Nunes, que irá marcar presença neste encontro, dando continuidade ao seu processo de recuperação. Também a brigada da PSP que patrulha o Funchal de bicicleta irá marcar presença nesta iniciativa, reforçando desta forma o papel da bicicleta como meio de mobilidade urbano, não poluente, acessível e potenciador da saúde e do exercício.

Depois do significativo sucesso da edição anterior, que juntou 261 ciclistas de todas as idades e níveis de aptidão, a organização espera ultrapassar este ano as 300 bicicletas. Não é necessária inscrição prévia para participar no evento.

Participe e divulgue esta iniciativa!

Mais informações:

http://triatlomadeira.com/?p=673

1 comentário:

Eugénio Santos disse...

É de aplaudir esta iniciativa!
E até vou mais longe > proponho um passeio destes 1 vez por mês ao longo do ano! É urgente sensibilizar os automobilistas!
Eles esquecem que quem vai em cima da bicicleta é um ser humano, que tem os mesmos direitos de utilização da via pública.