quinta-feira, agosto 13, 2009

Madágua versão dar banho ao telemóvel

Nesta ultima quarta feira dois aventureiros riram-se para a subida da Madágua.

Em verdade riram-e por pouco tempo, pois mal entraram na terra as pernas sentiram o esforço inerente a tal subida íngreme. Perguntam vocês pela registo fotográfico! Não há! Fica a memória deste passeio heróico, do esforço e do suor proporcionado pela beleza "Olympia" que só na Madeira podemos apreciar.

A Lenda de São brandão refere o paraíso na terra, ou a Utopia como um lugar ou não-lugar, de beleza incalculável, que transcende em toda a plenitude o conceito de Belo no espaço terrestre, com o objectivo de aproximar o Homem de Deus.

Podemos agora testemunhar a objectividade e a veracidade da Lenda, estivemos perto do intangível, perto do paraíso. Subir a encosta da Madágua enche a alma de energias positivas e fortalece o âmago, inundando-nos de bons sentimentos, muitas vezes desprezados pelo Homem contemporâneo. 

Estivemos em comunhão com a natureza, e bebemos do seu elixir...

Estivemos perto do Éden, e suamos para lá chegar...


Uma pequena parte do trajecto foi desmontado, foi doloroso ver o caminho percorrido a pé, mas como qualquer "caminhada" existem momentos em que temos de ultrapassar obstáculos de forma empírica. 


"O que hoje foi a pé, amanhã será em cima da bicicleta". 

                                                                                        Pascal


Fica aqui o registo pessoal de um passeio idílico, testemunho real de que podemos encontrar o paraíso na terra, mas com sacrifício e dor. 


Porquê o título "Madágua versão dar banho ao telemóvel"?

O título podia abordar uma linguagem mais filosófica, ao encontro do texto acima escrito, mas corria o risco de alguns leitores assíduos deste blogue saltar linhas, à procura da satisfação "bttista" e não perceber o profundo deste passeio. Voltemos à retórica menos conceptual e identifiquemos o propósito de tal inusitado título. 

Ao cabo de 2 horas de fatídica subida, debaixo de um calor abrasivo e de uma rara beleza natural, encontramos a nascente da Ribeira da Tabúa. É escusado dizer que mergulhamos nas suas águas frias, afim de nos refrescar. Tal era a vontade, que houve quem não respeitasse as contra-indicações do telemóvel, mergulhando-o nas águas cristalinas da nascente... Por esquecimento claro!

Sem comentários: