quinta-feira, agosto 27, 2009

Like a virgin...Uh!... Btt for the very first time!


Algures na região, dois loucos saíram ao fim da tarde numa "sisma" profunda, em busca do que seria, ao som da Madona, pedalar num trilho virgem de rodado bravabttista.

Como diz o ditado (Homem do mar previne-se em terra), dois desconhecidos bravabttistas saíram munidos de lâmpadas, comes e bebes e muita vontade de descobrir o trilho que à muito assombrava as suas mentes de descobridores. Colombo neste momento deve dar voltas a campa, pois saber que em pleno séc. XXI ainda há quem arrisque a sua sanidade mental, para saborear o prazer de pedalar, onde ainda nenhum bravabttista tenha rolado, pode a curto prazo ofuscar o seu brilhantismo e remetê-lo ao esquecimento histórico.

Os intervenientes pediram para não serem divulgados as suas identidades, visto não quererem protagonismos desportivos, mas deixaram a promessa que algo está para nascer no que concerne a divulgação oficial do trilho.

Na entrevista gentilmente cedida, referiram que todo o circuito é banhado por uma beleza natural extasiante, que deixa de boca aberta o mais comum dos mortais.

Estaremos perante a "Atlântida" terrestre? Like a virgin...Uh!... Btt for the very first time!

Em breve mais notícias...

Fica aqui o registo fotgráfico da aventura "epopeica".

As semelhanças são meras coincidências...


(o equipamento)


(chegada ao local da partida para a descoberta, reina a boa disposição
e a vontade de partir à aventura)


(a pergunta impõe-se, será esta a entrada?)


(as ultimas habitações, o despedir da civilização)


(o rolar pelo trilho anima potenciais cansaços,
esquecida a dor só resta pedalar monte acima)


(entardecer na subida, a vista para algo de desconhecido ou não, promete
aos bttistas um passeio memorável, tanto em termos atléticos como estéticos )


(pôr-do-sol algures na Região Autónoma da Madeira)


(a alegria dos bravabttistas na hora de preparar o jantar)


(o lume para o repasto)


(a chouriça na fogueira)


(a levada que cruza o trilho)


(o pão com chouriço)


(a fome de "descobridor", apenas comparável a fome de leão)


Like a virgin...Uh!... Btt for the very first time!

segunda-feira, agosto 24, 2009

Passeio "Vacances bttbrava" 2009_Uma delícia pedalar assim!

O ultimo passeio percorrido pelos bravabtt, foi na sua essência uma alegoria ao espirito do BTT. Os quilómetros seguiram-se uns atrás dos outros, o suor corria pela cara salpicando as bikes, a beleza da natureza ofuscava a nossa humilde presença nas suas entranhas, a conversa e a boa disposição marcaram todo o trajecto percorrido. 

Deparamos-nos perante a Levada da Boa Nova, e com muita sinceridade devo testemunhar a incrível mestria, o à vontade e a coragem do Paulo Camacho em percorrer a levada e os seus obstáculos com uma beleza e uma perfeição atlética, só ao alcance dos grandes bttistas. 

O trajecto percorrido não é fácil, nem dá aso à muitas distracções, eu fiz a levada quase todo à pé, sem olhar para os precipícios que se seguiam uns atrás dos outros, mas de beleza deslumbrante.

Saímos da Ribeira Brava em direcção à Ribeira da Tabúa, no cruzamento para a Mádagua entramos na Levada da Boa Nova, percorremos uns quilómetros incríveis, não pela distância, mas sim pela sua dificuldade (um singletrack perfeito mas perigoso, não perdoa distracções), chegados à estrada de alcatrão subimos até ao caminho de terra do Lombo do Mouro, toda a subida foi feita em conversa e pura cavaqueira até ao entroncamento da Madágua, chegados aí, foi respirar fundo, suster a respiração e descer no pó e nas pedras com a adrenalina que aquele caminho nos proporcione.

Um passeio memorável, essencialmente pela empatia dos bttistas, das suas conversas, da dificuldade da Levada e da beleza da paisagem.

Foi um prazer pedalar!!!! 

Um abraço e continuação de boas férias.

Já agora para quem regressa ao trabalho um forte abraço e bom trabalho!

Pascal 

 


      

quarta-feira, agosto 19, 2009

Armstrong campeão em LeadVille 100

Lance Armstrong conquistou a vitória no Leadville 100, prova de XCM com um percurso de 100 milhas (cerca de 160 km) realizada nas Rocky Mountains do Colorado – USA. O texano que correu pelas cores de sua própria loja percorreu a metade da prova, aproximadamente 80 km, de forma solitária conseguindo 25 minutos de vantagem sobre o segundo lugar, seis vezes campeão da prova, Dave Wiens. Lance chegou à meta com o pneu traseiro furado mas não há informações sobre quantos quilómetros ele percorreu assim. Alguns dos favoritos também tiveram problemas e abandonaram logo cedo como foi o caso de Levi Liepheimer, Tinker Juarez  e Jeremiah Bishop.

“Fui derrotado. Eu andei no meu limite, foi uma prova fantástica. O Lance é rápido demais”, disse aos repórteres. “A corrida e o empenho desse ano foram diferentes dos anos anteriores”.

“Este ano, Lance veio da Volta à França. No ano passado ele veio do sofá de casa”, brincou Wiens, feliz com a conquista do segundo lugar.

A prova começou com 1300 atletas na linha de partida que tem duração máxima de 12 horas.



Passeio "Vacances bttbrava" 2009

Para ver o trajecto clicar sobre a imagem.

quinta-feira, agosto 13, 2009

Madágua versão dar banho ao telemóvel

Nesta ultima quarta feira dois aventureiros riram-se para a subida da Madágua.

Em verdade riram-e por pouco tempo, pois mal entraram na terra as pernas sentiram o esforço inerente a tal subida íngreme. Perguntam vocês pela registo fotográfico! Não há! Fica a memória deste passeio heróico, do esforço e do suor proporcionado pela beleza "Olympia" que só na Madeira podemos apreciar.

A Lenda de São brandão refere o paraíso na terra, ou a Utopia como um lugar ou não-lugar, de beleza incalculável, que transcende em toda a plenitude o conceito de Belo no espaço terrestre, com o objectivo de aproximar o Homem de Deus.

Podemos agora testemunhar a objectividade e a veracidade da Lenda, estivemos perto do intangível, perto do paraíso. Subir a encosta da Madágua enche a alma de energias positivas e fortalece o âmago, inundando-nos de bons sentimentos, muitas vezes desprezados pelo Homem contemporâneo. 

Estivemos em comunhão com a natureza, e bebemos do seu elixir...

Estivemos perto do Éden, e suamos para lá chegar...


Uma pequena parte do trajecto foi desmontado, foi doloroso ver o caminho percorrido a pé, mas como qualquer "caminhada" existem momentos em que temos de ultrapassar obstáculos de forma empírica. 


"O que hoje foi a pé, amanhã será em cima da bicicleta". 

                                                                                        Pascal


Fica aqui o registo pessoal de um passeio idílico, testemunho real de que podemos encontrar o paraíso na terra, mas com sacrifício e dor. 


Porquê o título "Madágua versão dar banho ao telemóvel"?

O título podia abordar uma linguagem mais filosófica, ao encontro do texto acima escrito, mas corria o risco de alguns leitores assíduos deste blogue saltar linhas, à procura da satisfação "bttista" e não perceber o profundo deste passeio. Voltemos à retórica menos conceptual e identifiquemos o propósito de tal inusitado título. 

Ao cabo de 2 horas de fatídica subida, debaixo de um calor abrasivo e de uma rara beleza natural, encontramos a nascente da Ribeira da Tabúa. É escusado dizer que mergulhamos nas suas águas frias, afim de nos refrescar. Tal era a vontade, que houve quem não respeitasse as contra-indicações do telemóvel, mergulhando-o nas águas cristalinas da nascente... Por esquecimento claro!

sexta-feira, agosto 07, 2009

As fotos do passeio nocturno!!

(afinal ele tinha mesmo intenção de fazer o percurso sem capacete)

Chouriça e lua cheia!? onde é que isto vai dar!?

Quero toda para mim!!!

mmmh!!

Cromos que não têm mais que fazer I

Cromos que não têm mais que fazer II

Cromos que não têm mais que fazer III
(daqui parecem uma alegoria natalícia)

mmh!! o único caminho agora é  para a boca...

cromos que não têm mais que fazer IV


E agora as nossas meninas que nos deram prazer nocturno... Em plena lua cheia!!!
Uma pedalada lunar orgasmática.



Só fizeram falta todos os que não foram!!
Mas como sabemos mais noites iremos ter, mais luares iremos ter e mais vontade de pedalar iremos ter... Quiçá um para Setembro???
PS: A net por aqui está lenta... Os comentários ficam para vocês mesmos...
Posso adiantar que não houve quedas, nem muitos aih! aih uih! uih!.. Apenas umas pedras marotas pelo caminho e carqueja afiada para depilação "que eu arriscaria a dizer definitiva" só de olhar para o estado das minhas pernas. Um abraço a todos e boas férias aos que já foram...
Aos que ficaram na labuta, a amigalhar uns "tustos" para XTR(s) e afins, continuação de boas pedaladas...

quarta-feira, agosto 05, 2009

Passeio nocturno_6 de Agosto de 2009 (Os lobos andam à solta)


Temos lua cheia no Paúl da Serra dia 6 de Agosto.

"Trás a lanterna e vem pedalar à luz do luar de Agosto!"

Encontro no café "Ponte Vermelha" 

(Junto ao Centro de Saúde da Ribeira Brava).

Please! Confirmar inscrições...

Onde há Lobos há chouriças a assar...