Ter ou não ter sede?
Eis a questão!
O músculo produz um aquecimento no corpo, devido ao exercício, para o arrefecer necessita de libertar água às extremidades, para que, com o contacto com o ar provoque um arrefecimento na pele e consequentemente no músculo.
Portanto, devemos ou não beber líquidos em abundância? A questão levanta muitas dúvidas, pois existe muitas variantes que condicionam as melhores opções.
No entanto o mais importante é entendermos os sinais que o nosso corpo emite, e saber decifrar os seus códigos.
Todos sabemos que é necessário beber! Mas o quê, quando e porquê?
Sem hidratação um simples "Bravapasseio" pode tornar-se num grande sacrifício, quiçá num grande pesadelo. Para evitar devemos estar prevenidos, portanto é necessário uma hidratação responsável e cuidada, só assim irás melhorar a tua performance.
Suar é mais que perder água, perdes muitos sais minerais, portanto deves colmatar essa perca repondo os valores perdidos; por cada kg que perdes num passeio deves beber um litro de água (faz a experiência, pesa-te antes e depois de um passeio), irás saber o quanto deverias ter bebido.
Os passeios preparam-se em casa, organizamos as bikes, a roupa e toda a "tarrecalhada" necessária para poder passear na "machine" lavada, como também é, já em casa que deves beber líquidos, de preferência água, para o corpo se ir habituando. Cuidado não exagerar, beber aos poucos de cada vez, para não passares o passeio em sucessivas "mijadinhas".
Na meia hora que antecede o passeio não bebas bebidas energéticas, pois os açucares irão vão aumentar os teus níveis de insulina, originando uma quebra nos índices de glucose, reflectindo-se numa quebra de energia.
Beber água salgada durante o passeio obriga-te a teres sede, assim irás beber continuadamente controlando a perda da água. Estes líquidos são isotónicos, ricos em sais minerais. Por fim, e para evitar o catabolismo muscular, bebe líquidos de recuperação, ricos em proteínas.
Ter sede ou não ter sede?
Beber antes de ter sede!
A correcta hidratação é parte fundamental da melhoria das tuas performances. Um bidão num passeio
"a maneira" é insuficiente, repor é a questão fulcral, antes, durante e depois.
O que fazer?
Antes de sair de casa bebe água aos poucos, sem grandes goladas, para evitar muitas "xixizadas" durante o passeio.
Coloca no teu Camelback uma bebida isotónica, se quiseres basta colocares para cada litro de água uma colher de café de sal grosso, açúcar e alga Combo, rica em sais minerais, sódio, cloro, fósforo, potássio e magnésio.
Por fim, e antes do banho ingere uma bebida de recuperação, que também podes preparar antes de sair de casa, fazendo uma espécie de batido com leite, iogurte, nozes e passas. Assim terás a certeza que estás a ajudar o corpo a recuperar como deve ser sem catabolismos musculares.
Verás que assim evitas desilusões em cima da bike, pois o equipamento que floreia a tua "bina" não é a principal culpada de uma parca evolução desportiva. Não basta retirar quilogramas à bicicleta, investindo fortunas, quando se calhar a solução está numa correcta hidratação.
Este post surgiu em conversa de café, bastou ler uma coisas, e usar informações cruzadas para discernir no meu processo de treino uma falha à qual não prestava a devida atenção.
As bebidas desportivas são imprescindíveis, no entanto tens alternativas, podes preparar em casa com ingredientes naturais, ficando muito mais barato.
A carteira agradece e a "bicla" também...
pascal
Fontes:
Bike magazine nº135
http://www.desportoesaude.com/hidratao-na-prtica-desportiva/
http://www.maisreceitas.com/content/view/1137/39/