domingo, fevereiro 28, 2010

Nova Ribeira, novos passeios

Domingo!

As pernas foram mais fortes que o sono. É necessário voltar a rotina, e nada melhor como regressar a pedalar com os brava num domingo soalheiro, que teimou em regressar. Foram dias de angustia, stress, tristeza e profunda consternação, mas agora é tempo de regressar ao quotidiano e esboçar sorrisos no nosso dia-a-dia.

Aqui ficam alguns registos de um passeio possível; nada do que gostaríamos testemunhar, mas a realidade não foge à lente da máquina fotográfica (já agora a máquina é nova, pois a anterior foi pela lama abaixo).

Depois de constantes avarias devido à humidade, display partido causado por tombo descuidado e muita "osteoporose" na lente, a máquina que testemunhou muitas aventuras dos brava ao longo destes anos, a velhinha Canon IXUS, teve uma infortuna morte.













Agora só nos resta dizer nova Ribeira, novos passeios e novos registos fotográficos!

terça-feira, fevereiro 16, 2010

2010-2-27 Passeio Ilha/São Jorge

CANCELADO

Local e Hora de Encontro: 8:45h Parque Temático de Santana (não tirar as bikes);
Local e Hora de Arranque: 9h Freguesia da Ilha (Conselho de Santana);
Percentagem Terra: 50%
Percentagem Cimento: 25%;
Percentagem Asfalto 25%;
Dificuldade Física (0-5): 5;
Dificuldade Técnica (0-5): 5;
Duração mínima estimada: 2:45h;

Este passeio terá por objectivo levar-nos ao já conhecido percurso da antiga pista de XC de São Jorge, mas desta feita o ponto de arranque foi modificado de modo a podermos entender a duração e a distância do passeio.
Assim sendo, antes de entrar na zona da terra (perto das Cabanas de São Jorge), iremos percorrer um caminho de cimento que une a Ilha a São Jorge, e apesar da extensão deste caminho ser aproximada a 4km, o desnível é muito acentuado, levando-nos à Ribeira de São Jorge e subindo até São Jorge. Todo este caminho tem uma largura mínima de 2 metros (pois é utilizada por algumas viaturas).
Do centro de São Jorge ao início do BTT percorreremos o asfalto (cerca de 15 minutos) ao longo da estrada regional.
O percurso de btt é o habitual, com paragem no miradouro com vista para a Costa Norte, descendo ao longo do single track.
O regresso será pelo mesmo trajecto.
Volto a repetir, este é um trajecto que contém asfalto e cimento,logo diferente dos "100% terra", pois se inicialmente pensei em "unirmos" os trilhos de Santana a São Jorge, depressa afastei a ideia pois o percurso tornar-se-ia demasiado exigente.

Um abraço e até à data,

Paulo Camacho


A 31 de Maio de 2008 foi assim:

http://bttbrava.blogspot.com/2008/05/sabado-dia-30-o-passeio-em-so-jorge.html






terça-feira, fevereiro 09, 2010

segunda-feira, fevereiro 08, 2010

2010-02-06 Trompica

Fotos



Percurso: Corrida-Fontainhas-Terreiros-Lugar da Serra-Trompica-Fontes-Lugar da Serra-Terreiros- Corrida;


domingo, fevereiro 07, 2010

Passeio ao Cabo Girão

Turistas de Domingo
Apreciando as belas paisagens .

Mas que fome

Subi isto tudo.....
Grande Fernando, com esforço e boa disposição superou muito bem o seu primeiro
desafio com os Bttbrava

Bacalhau segundo "Matias"


Ponha!! Ponha!!! Ponha!!!!
( O sempre bem disposto Matias)

Passeio "baptismal" ao Cabo Girão.

O encontro e novos baptismos! Aleluia! Aleluia! Temos o apóstolo Matias, Santo das Bêagas, amigo sarcástico dos bacalhaus.



De braços cruzados prevejo um passeio animado... Mas porque é que será que o Carlos trouxe a manteiga?

Será que é para pôr no selim?


Já sabíamos que era passeio turístico mas tão turístico não! Que relaxado estamos em cima da bike MT XK2000 em alumínio "nuncalavada".

Um típico sorriso de "passeante", regresso do sempre e desejado por todos Bttbravistas.

Temos saudades das brincadeiras, das galhofas e das bufas mal cheirosas!


O Fernando no seu baptismo ciclístico, não tem capacete mas terá com certeza uma dor no "culo" que ficará para a memória (mais um adepto de halibut).

Apostólo Matias a pregar a palavra da Bêagá!

As palavras da Bêagá segundo São Matias podem ser lidas em todos rótulos das caixas de bacalhau ultra-congelado, a venda no mercado.


O Carlos em cima de uma trek é outra coisa! O sorriso fica mais profundo e alegre.
Estamos de acordo que a Scott é má influência...

O Feliz segue feliz em cima da sua nova machine KTM. Trocadilho muito "déja vu", mas tenho a certeza que é por causa da bike e não das chouriças que o sorriso faz rasgar o "bigodinho".

Não estou cansado! Nem está a custar como o raio subir ao Cabo Girão! Nem é com certeza das ponchas nem do bom vinho dos jantares demorados. A culpa de tanto sofrimento está sim na stumpjumper de 18kg que me puxa os pneus para trás.



O Ricardo apanhou a malta pelo caminho, esperamos que tenha ficado animado pelo convívio e que possa se juntar mais vezes aos BravaBtt...

Riu-me para esconder a dor no "rabiosque". Vou estar a tarde toda numa banheira de água fria. Quem se esqueceu de avisar que caso haja dor no rabo o melhor é tirar o selim???


Deparo-me com esta foto no post! Que faço que digo!?

Esta foto cabe aqui, o atleta está com trajes de ciclistas mas a "pause" é de desconfiar, estaria com comichão nos mamilos?

Para mim ele não leu o livrinho do usuário da Cannondale Que refere no capítulo 3, alinha 4, que não é aconselhável usar auriculares, pois pode despertar comichão "mamal" seguido de possíveis "aligeiramentos gasosos"...



Grande regresso! E boa disposição! Depois de tanto coçar os mamilos nada como matar a sede!

Convívio surpresa! Pão quente da Quinta Grande, chouriço, bolo e Ice tea

Apóstolo Matias diz algures nas suas sábias palavras, no livro dos Géneses Bêagá:

-Falta o vinho!!

Mas o passeio foi porreiro!

Mas porque é que fazem isto?


Ficha técnica do quadro scott: A combinação das duas tecnologias, IMP e a testada e aprovada tecnologia CR1, resultou no quadro de suspensão total mais leve do mundo. Este recorde de construção ultra leve só foi possível graças ao uso da tecnologia IMP, onde o tubo superior, o tubo inferior e o tubo de testa são feitos num só passo, eliminando preciosas gramas e também o sistema de ponteiras e batentes dos cabos ambos em carbono. Tal como antes, o essencial são as três posições de curso controladas no guiador, “LOCKOUT”, “TRACÇÂO” (80mm) e “CURSO TOTAL” (110mm), fabricado em parceria com a DT SWISS e pesando apenas 240 gramas o amortecedor NUDE TC proporciona ao utilizador o máximo de tracção e conforto. Blá, blá blá...
Será que o líquido também é um compósito ultralight xpto?

Não me apetecia sair, mas foi mais forte que eu...

Pois é há dias assim....

Há dias em que forças interiores nos apelam ao descanso e a auto-reflexão, e é nesses dias que devemos acatar as nossas intuições.

Mas o vício foi mais forte e lá saí eu, pelas 8h45 da manhã, Ribeira Brava acima em direcção do Lugar da Serra.

Ver a manhã deste solarengo sábado fez-me esquecer os excessos de trabalho e de stress de uma semana louca e atribulada. Fugi aos cães que não estão habituados aos ciclistas nas veredas íngremes e meti-me em atalhos que foram logo dar em "bugalhos", mas num ápice estavam feitos os 14 km de alcatrão que nos deixa no sopé da tão afamada Trompica.

Devo neste momento comentar, que já se começa a notar muita intervenção humana com construção de casas e vedações deveras suspeitas, feitas com certeza à revelia de muita legislação.

Bem, mas regressemos ao intuito deste relato pessoal. Após sofrida subida, encontrei o grupo na entrada do caminho em cimento que nos encaminha aos tanques, fronteira, que separa a mancha cinzenta, por uma mancha movedia, escorregadia e acastanhada, motivo de felicidade deste grupo de bttistas.

Feitos os improvisos, chegamos a conclusão que o melhor é seguir o caminho dos tanques, assim evitamos vedações que em muito prejudicaram a beleza natural deste trilho, para muitos virgem, para outros já distante na memória.

Concluída a subida, as hostes estavam feitas e as devidas homenagens a natura, que nos abraça nesta tão bela ilha.

Como sempre a adrenalina estava ao rubro e descemos ao som de pedaladas fortes e velozes, tornando o passeio num vertiginoso encontro com o pedregulho lavado pelas chuvas desta semana.

Pois é há dias assim, em que forças interiores nos dizem para ficar num relaxado descanso em casa, mas o corpo não obedece. Agora restam as mazelas dolorosas, os "negrumes" profundos e rasgados na pele, uma costela fissurada e um telemóvel que estava no sítio errado a hora errada!

A todos um bem aja, agora vou ficar por um período indeterminado em auto-reflexão muscular e "ossal".

pascal