segunda-feira, maio 31, 2010

2ª Prova Campeonato Regional Powerade – Cross

Eis fotos da aventura na competição…

Marco ficou em 4º lugar, eu em 5º lugar, e o Eduardo fez uma grande representação dos BttBrava arrancando um magnifico 1º lugar.

Uma magnifica representação dos BTTBRAVA…


Segundo São Matias










ASSOCIAÇÃO DE DESPORTOS DA MADEIRA

Instituição de Utilidade Pública

Fundada a 12.07.58


PROGRAMA


Local: Chão da Lagoa


Encerramento das Inscrições na sede da ADM até às 17h00

03/06/2010

09h00 Abertura secretariado confirmação e regularização das inscrições

10h00 – Escolas de BTT

11h30 – Escalões de Competição

12h30 - Entrega de Prémios

Descrição do Percurso:

Circuito com distância de 3200 mts, desenvolvendo-se em caminhos já existentes, no planalto

do Chão dos Balcões mais conhecido por Chão da Lagoa.

A partida será dada junto à estrada, no sentido da Ribeira das Cales/ Chão da Lagoa, junto ao

marco geodésico que marca 1482 metros de altitude.


quinta-feira, maio 27, 2010

Hidratação, uma conversa no café!

Ter ou não ter sede?
Eis a questão!

O músculo produz um aquecimento no corpo, devido ao exercício, para o arrefecer necessita de libertar água às extremidades, para que, com o contacto com o ar provoque um arrefecimento na pele e consequentemente no músculo.

Portanto, devemos ou não beber líquidos em abundância? A questão levanta muitas dúvidas, pois existe muitas variantes que condicionam as melhores opções.

No entanto o mais importante é entendermos os sinais que o nosso corpo emite, e saber decifrar os seus códigos.

Todos sabemos que é necessário beber! Mas o quê, quando e porquê?

Sem hidratação um simples "Bravapasseio" pode tornar-se num grande sacrifício, quiçá num grande pesadelo. Para evitar devemos estar prevenidos, portanto é necessário uma hidratação responsável e cuidada, só assim irás melhorar a tua performance.

Suar é mais que perder água, perdes muitos sais minerais, portanto deves colmatar essa perca repondo os valores perdidos; por cada kg que perdes num passeio deves beber um litro de água (faz a experiência, pesa-te antes e depois de um passeio), irás saber o quanto deverias ter bebido.

Os passeios preparam-se em casa, organizamos as bikes, a roupa e toda a "tarrecalhada" necessária para poder passear na "machine" lavada, como também é, já em casa que deves beber líquidos, de preferência água, para o corpo se ir habituando. Cuidado não exagerar, beber aos poucos de cada vez, para não passares o passeio em sucessivas "mijadinhas".

Na meia hora que antecede o passeio não bebas bebidas energéticas, pois os açucares irão vão aumentar os teus níveis de insulina, originando uma quebra nos índices de glucose, reflectindo-se numa quebra de energia.

Beber água salgada durante o passeio obriga-te a teres sede, assim irás beber continuadamente controlando a perda da água. Estes líquidos são isotónicos, ricos em sais minerais. Por fim, e para evitar o catabolismo muscular, bebe líquidos de recuperação, ricos em proteínas.

Ter sede ou não ter sede?

Beber antes de ter sede!

A correcta hidratação é parte fundamental da melhoria das tuas performances. Um bidão num passeio

"a maneira" é insuficiente, repor é a questão fulcral, antes, durante e depois.

O que fazer?

Antes de sair de casa bebe água aos poucos, sem grandes goladas, para evitar muitas "xixizadas" durante o passeio.

Coloca no teu Camelback uma bebida isotónica, se quiseres basta colocares para cada litro de água uma colher de café de sal grosso, açúcar e alga Combo, rica em sais minerais, sódio, cloro, fósforo, potássio e magnésio.

Por fim, e antes do banho ingere uma bebida de recuperação, que também podes preparar antes de sair de casa, fazendo uma espécie de batido com leite, iogurte, nozes e passas. Assim terás a certeza que estás a ajudar o corpo a recuperar como deve ser sem catabolismos musculares.

Verás que assim evitas desilusões em cima da bike, pois o equipamento que floreia a tua "bina" não é a principal culpada de uma parca evolução desportiva. Não basta retirar quilogramas à bicicleta, investindo fortunas, quando se calhar a solução está numa correcta hidratação.


Este post surgiu em conversa de café, bastou ler uma coisas, e usar informações cruzadas para discernir no meu processo de treino uma falha à qual não prestava a devida atenção.

As bebidas desportivas são imprescindíveis, no entanto tens alternativas, podes preparar em casa com ingredientes naturais, ficando muito mais barato.

A carteira agradece e a "bicla" também...


pascal


Fontes:

Bike magazine nº135

http://www.desportoesaude.com/hidratao-na-prtica-desportiva/

http://www.maisreceitas.com/content/view/1137/39/


terça-feira, maio 25, 2010

O que é que fazem estas bikes numa loja destas

Se calhar foram comprar câmaras de ar ou comprar lubrificante para a corrente...

Who is Bob Chicken?

Quem quiser entrar no mundo da indústria da bicicleta, pode aprender muito com Bob Chicken.
A sua empresa construiu um dos maiores distribuidores de partes de bicicletas e componentes no Reino Unido. Ele é responsável por componentes maravilhosos franceses e italianos que enfeitam as lojas. Bob viu o benefício da importação de material de bicicleta de qualidade da Europa, a mais de cinquenta anos atrás. Produtos de empresas como a Time, Mavic, TA, Selcof, ESGE, Cinelli e muitos outros estão todos no Reino Unido por causa do Bob Chiken e seus filhos - a sua empresa importa e distribui.
Continua a ser patricionador oficial de provas de bicicleta no Reino Unido.
Actualmente este "monstro" da industria da bicicleta vive à 3 anos na nossa Ilha
No passado dia 23 de Maio tive o previlégio de almoçar com ele... com 87 anos, esta figura querida da industria das bicicletas "transpira" um conhecimento incrível.

"Pedalar pelo orvalho matinal" 2

Bem cedinho, faz bem..

Anda lá ...eu aguento..!

Preparados...estão tomem lá...bruuumburn..


Erguido no céu azul o apóstolo Matias disse: comei bananas com vinho o resultado é maravilhoso









Porra nunca mais acaba!

segunda-feira, maio 24, 2010

Passeio?

Depois de tão belo almoço, há que preparar o final da temporada?
Partiram de manhã bem cedo e pedalaram até que as pernas rebentaram.
Foi o mote dos "sombras", aqueles que nunca têm tempo para pedalar mas que estão onde nunca pensaríamos que estivessem.
Mas o reporter x apanhou-os em flagrante...
De pernas para o ar com as bikes derretidas por tantos kms percorridos hoje...
Por favor alguém que os pare!!

sábado, maio 22, 2010

Frontais para passeio de aniversário


Certamente ouviremos no futuro falar de muitas aventuras bem animadas, com muito suor e muitas pedaladas.

No entanto, este almoço de aniversário do blogue fica na história do BTT da Ribeira Brava como o apogeu e a celebração dos que foram estes anos de pedaladas animadas e bem condimentadas neste Conselho.

Poderia ficar horas a escrever emocionado sobre como foram estas centenas, até mesmo milhares de Kms por nós percorridos pela ilha fora, mas não o irei fazer. Deixo para os próximos "post", onde certamente irão fazer parte muitos mais convívios e muitas mais pedaladas.

A todos o nosso muito obrigado por tornar isto possível...

Em especial ao Carlos que muito gentilmente se predispõe semanalmente em colocar as fotos dos passeios, testemunhando e animando assim as aventuras dos fins de semana de um grupo de "Carolas".

Todos fazemos parte deste projecto: Os que viram o embrião nascer, os que por um motivo ou outro tiveram de se ausentar das nossas aventuras em cima das bikes, os forasteiros que aparecem nos nossos passeios e os intercâmbios com outros grupos de amantes de bicicletas. Todos fazemos parte dos Bttbrava. Somos "Carolas" das bicicletas, e orgulhosamente ostentamos a "proa" de ser Bttistas. Fazemos parte de um grupo que aos poucos vai ganhando peso no universo Btista da Madeira.

Foram 4 anos a bloguar e muitos mais a pedalar... Ao sabor da natureza e da boa disposição, sempre com novidades e um prazer redobrado em querer ir mais longe.

Boas pedaladas!












































Podia escrever e relatar à bom exemplo do que este blogue nos foi habituando cada fotografia, no entanto irei ficar apenas por aqui mostrando o que em média cada um foi colocando no prato para comer depois dos passeios.
Não estando satisfeitos, testemunhei a ida de todos ao bufet do restaurante para repetir.
A fome era negra!
Afinal são 4 anos de "posts" sobre pedaladas...