quarta-feira, outubro 27, 2010

Porto Santo




ALLO!??
Depois do descanso nada como fazer um balanço!
Em primeiro lugar devo dizer que estamos todos de parabéns, pois em cima da hora, conseguirmos organizarmos-nos e juntarmos-nos a um grupo que foi crescendo ao longo da semana, é de louvar!

Em segundo lugar; vivenciar a alegria contagiante da malta, foi para mim uma experiência inesquecível! Posso até confidenciar que foi com certeza o mais importante neste passeio, ver todos a pedalar sorridentes, alegres e bem dispostos kms atrás de kms, trocar impressões de outras aventuras e de materiais para apetrechar as nossas "machines", falamos e falamos, nunca uma viagem ao Porto Santo foi tão rápida!

Para finalizar e não tão menos importante; os trilho percorridos!... Houvesse mais tempo e teríamos pedalado mais e mais!
O single-track que contorna o Pico do Facho, ficou nos olhos de todos!
A repetir sem dúvida! As bicicletas rejubilaram de tanta adrenalina com os precipícios que tentávamos não olhar. Ao longo desses kms apenas sentíamos o coração a bater com toda a força, à medida que apontávamos a roda da frente à linha fina, torneada, como a silhueta de uma esbelta donzela, do trilho apresentado pelo Camacho como o mais lindo da RAM.

DELICIOSO!
LINDO!
ÉPICO!

Repetir?
Porquoi pas?

Agora resta-me cumprir todas as promessas feitas, para poder um dia sonhar em voltar com a malta e curtir esses e outros trilhos deliciosos da ilha dourada.

Respeitosas saudações.
António Pascal

quinta-feira, outubro 21, 2010

Comunicado da ACM

Caros clubes e atletas,

No passado dia 17 de Outubro, Domingo, realizou-se no Funchal uma reunião com o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Dr. Artur Lopes, e os Clubes de ciclismo da região, no sentido de averiguar a vontade dos clubes perante a recém-criada Associação de Ciclismo da Madeira.
Após votação, confirmou-se que a maioria dos clubes apoiam esta nova associação, ficando assim a ACM oficialmente reconhecida como a nova entidade responsável pela gestão do ciclismo na R.A.M.

Com esta decisão, vemos-nos agora perante um novo, e se não, o maior desafio de toda a historia do ciclismo na região. Um desafio que deve ser visto como uma oportunidade, no qual queremos e devemos dar continuidade ao trabalho que tem sido feito até agora, mas com o grande objectivo de melhorar e aumentar o ciclismo na Madeira em todos os seus aspectos.

A ACM ajudou a criar esta oportunidade...mas agora, vai depender de todos nós o que vamos fazer com ela!

Razão pela qual, antes de mais, quero reforçar a importância da colaboração de todos os Clubes, atletas e amantes do ciclismo, na partilhar de ideias e esforços, de forma a enriquecer ainda mais este desporto e associação.

Quero aproveitar também para dizer que não esperarem melhorias de um dia para o outro! Há muito trabalho pela frente e dificuldades também. Por outro lado, as ambições e planos também são grandes...por isso, como direcção, só posso garantir que vamos sempre dar o nosso melhor e estamos dispostos a dedicar-nos ao desenvolvimento da modalidade.

Por fim, quero agradecer a todos aqueles que acreditaram no nosso projecto desde o principio; como também a todos aqueles que se juntaram a nós a meio do percurso...e agora aqueles que se querem juntar a nós!

Os meus sinceros votos para um futuro mais claro, ambicioso e recheado de boas pedaladas.


Com os meus melhores cumprimentos desportivos,

Corina Bachmeier

Presidente de Direcção
Associação de Ciclismo da Madeira

sábado, outubro 16, 2010

"Não levo chinelos, só pedais de encaixe"Porto Santo 23 de Outubro de 2010

BRAVABtt no Porto Santo
"Não levo chinelos, só pedais de encaixe"
Ida e volta no mesmo dia com o intuito de pedalar e aproveitar ao máximo
as características únicas da ilha dourada.

Local de Encontro: 7h15 Pontinha
Local de Arranque em BTT: Porto do Porto Santo (11h);
Altitude Máxima Estimada: 450 metros (Pico do Facho)
Altitude Mínima Estimada: 5 metros (Porto do Porto Santo);
Distância Estimada: Passeio "Nível 1": 40 kms
Início: 11h00
Chegada para repasto: 13h30
Almoço e descanso.
BTT até à hora do embarque no Lobo Marinho às 18h
Chegada à Pontinha: 20h30

Atenção: Os chinelos são para ficar em casa!


Itinerário:
Após a saída do lobo marinho, percorreremos a estrada em direcção à vila, passando no centro histórico do Porto Santo, até chegarmos ao Parque de Campismo.
Aí encontraremos a 1º subida, em direcção ao miradouro (snack bar/pub moinho), seguindo por asfalto até perto da ponta sul do areoporto.
Aí começaremos o BTT, percorrendo estradões de terra até a Zona da Fonte da Areia, subindo e descendo um pico (com Radar "bola de Futebol" no topo e vista para costa oeste da ilha). Da fonte da Areia à Camacha seguiremos em estrada, onde entraremos numa levada (seca), por 500 metros, saindo a 500 metros a sul da estalagem "quinta do serrado", em direcção à Estrada do Pico Castelo/Pico do Facho.
Até ao topo do Pico do Facho será feita a subida pelo "pedrado".

Aqui entraremos naquele, que na opinião de muitos "coneceurs", o melhor single track de toda a R.A.M. , com 16 minutos de single track com vistas soberbas para toda a ilha, super limpo, por vezes ventoso, e que nos trás precisamente ao local de início, ao fim da estrada do Pico do Facho.
Daí é a descer pelo Pico Castelo, estrada de pedra até Quartel Militar, vinda novamente à vila, pedalando até Campo de Ténis do Porto Santo.
Do Campo de Ténis subimos até À capela (http://www.porto-santo.com/pt/photos/porto-santo/pico-ana-ferreira.html), e daí escalaremos o Pico Ana Ferreira até descermos para o parque de hipismo do Porto Santo.

Almoço num restaurante à combinar entre os participantes.

A tarde:
Depois do almoço teremos um descanso "digestivo", na praia. Quando recompostas as forças, teremos na parte de tarde mais Btt, onde iremos pedalar por outros trilhos existentes à consideração de todos!
Regresso para o Lobo Marinho, pelas 17hoo para proceder ao embarque às 18h00. A chegada está prevista para às 20h3o na Pontinha.

O Objectivo deste passeio é não levar chinelos e pedalar em BTT o dia todo no Porto Santo, conhecer novos trilhos, percorrer os caminhos do Pico do Facho, e aproveitar a melhoria de tempo previsto para esse fim de semana, "não levo chinelos, só pedais de encaixe"!

O Sonho comanda a vida...
Pedalar todo o dia no Porto Santo comandará o espírito BRAVABtt.

Trajecto desenhado por Paulo Camacho


segunda-feira, outubro 11, 2010

2010-10-16 Mais a Oeste é quase impossivel

Fotos:


Link para fotos do Rui Leitão:


http://www.slide.com/r/eOoJUfexwj8OFcwvJVB9i7WiCxkjm6Qp?previous_view=lt_embedded_url


Meteorologia
Para sábado, está prevista alguma chuva mas deverá ser pouca e só até meio da manhã, no entanto vamos subir quase até à fonte do bispo e convêm estar preparado para o frio e para a chuva. Os mais friorentos podem levar permitos e "mangitos" (eu disse levar...).
Não se esqueçam de levar um impermeável para o inicio da manhã e roupa que seque rapidamente, pois o mais certo é o passeio acabar com tempo seco.
A chuva não é aceite como justificação para eventuais desistências...



Local de encontro: Ponte vermelha - Ribeira Brava, junto ao centro de saúde
Hora:8:20

Saida:8:30


Percurso

Casais da Serra
Zona Baixa da fonte do bispo
Subida de parte da "autobam"
Casa do Elias
Scottsman tobogan
Tanque da água
Regresso aos carros

2010-10-17

domingo, outubro 10, 2010

"Eu não faço estrada"

Link para música de Pedro Lopes, para ouvirmos e curtirmos durante uns 3 minutos inspiradores!


http://www.youtube.com/watch?v=EfvBFkGNS8M


letra e música Pedro Lopes

Ilustração e edição Jorge Menau

Talega Records 2007



Levada da Serra - Fonduras - Levada da Serra




No passado Sábado saíram para a serra, mais uma vez, um grupo de ciclistas a quem a chuva e as previsões de mau tempo não assustam só pelo prazer de pedalar. Reinou a boa disposição e as palhaçadas do costume, acompanhados mais uma vez por malta nova que tem dado cor e boa disposição ao grupo. Aqui ficam algumas fotos do passeio que serão completadas posteriormente...





Os radicais...
e os menos radicais....


A foto de família... e o resultado de um dia bem passado...



Album de fotos:


sexta-feira, outubro 08, 2010

2010-10-09 Levada da serra

Percurso: Choupana, levada serra, funduras levada da serra choupana.

Local de encontro: Estádio da Madeira - Choupana

Hora: 8:30

domingo, outubro 03, 2010

Passeio "EU VOU... Não sei para onde? Mas sei que vou!"

EU VOU... Não sei para onde? Mas sei que vou! Morrer na praia!!!!
Fartamos-nos de pedalar, subir o Lombo para chegar lá cima e "Bratch-catapuum!", os joelhos da malta deram o peido, e como disse o Nicolau:
O melhor para estes "bacalhaus-joelhos" que chegaram tão cansadinhos ao Paúl, era descer e regressar aos carros.
Ficou a intenção e a sensação que podíamos fazer mais, no entanto temos consciência que são estas coisas, que nos unem, que nos dão razão de pedalar com a malta; a solidariedade acima de tudo, que temperada com uma saudável picardia, já um lema dos BRAVA,
comprova a já longa existência deste grupo animado e bem disposto.
Uma coisa é certa! O Nicolau e o Pascal deram o litro e por causa dos joelhos-bacalhaus do Matias e do Eduardo, morreram na praia... Ficam-nos a dever uma!

Entrega de prémio!
Para o Bacalhau-joelho do dia




Os Redboys mostrando os "joelhos-bacalhaus"
Se não fossem os joelhos teríamos feito o trajecto todo!
e não morríamos na praia!


Nesta foto eles juntaram-se para conspirar uma forma de não fazer o trajecto todo!

Nicolau: Isto é duro!
Se espreitarmos bem conseguimos ver as sapatilhas sem encaixe na mochila...





Passeio "EU VOU... Não sei para onde? Mas sei que vou!"
05 de Outubro de 2010
Para onde podemos ir pedalar no feriado?
Se não formos... apanharemos uma seca descomunal, sempre a pensar no porquê não ter ido?
Se ficarmos no sofá corremos o risco de assistir a uma prostituição política.
Se desligarmos a TV corremos o risco de passar umas horas nos centros comerciais.

Para onde podemos ir no Sábado?
Para onde vamos BTTar?
Qual o trajecto que me fará sair da cama cedo?
Onde farei tratamento epidémico?
EU VOU... Não sei para onde? Mas sei que vou!
Trajecto: Subida do Lombo do Mouro, volta completa ao planalto do Paúl e regresso pelo Lombo do Mouro.
Objectivos:
1.Desfrutar da natureza, sem pretensões perfomancistas nem competitivas.
2.Ir e voltar pelo mesmo trajecto para facilitar logísticas de transporte.
3.Chegar a tempo e horas, afim de podermos usufruir da companhia familiar no resto do dia.
4.Dar a possibilidade a quem ainda não tenha à vontade de pedalar, fazer um passeio connosco sem se preocupar muito com stresses musculares.
5.Passar momentos agradáveis com as nossas "machines".
Encontro: 8h15 no parque anexo à Igreja da Tabúa. Saída às 8h30 para estacionar no início do Lombo do Mouro, cimo da Candelária, para no mais tardar, subir antes das 9h00.
Chegada prevista aos carros às 13h30!
No entanto, não nos podemos esquecer que este é um passeio considerado duro, devido essencialmente à subida até a Bica da Cana. O percurso no Planalto, já sobejamente conhecido pelos BTTBRAVA, não é difícil, mas poderá causar mazelas e atrasos devido ao acumulado e altitude.


Nota: O Paúl tem características muitos próprias, desde possíveis mudanças repentinas climatéricas, como também, trilhos cerrados pela carqueja que as nossas pernas tanto adoram! Aconselha-se um corta-vento ou outra coisa do género, assim como calças para proteger-nos de uns eventuais picos carqueijianos!

Passeio Ribeira Brava-Calheta (que ontem foi muito duro)

Devido a ausência do nosso caríssimo Feliz, não nos foi possível mandar o Carlos para o sítio, onde muitos de nós tem vontade de o mandar...
O passeio foi adiado, assim como a razão deste encontro.
Hoje ficamos-nos com um cafézinho na praia da Calheta, que não está habituada a receber tantos ciclistas no domingo de manhã (estava quase tudo fechado).