quinta-feira, novembro 29, 2007

"Um passeio com o atleta Paulo Camacho."

Foi com muita satisfação que no passado fim-de-semana os BRAVABTT receberam a presença do Paulo Camacho, ilustre figura do BTT.
A manhã prometia melhoras no tempo, o que antevia uma épica subida ao Paul, pela Candelária, Jogo da bola e Lombo do mouro.

Jogo da Bola!
Após uma longa subida, que me deixou completamente “arriado”, foi tempo de encher o cantil, e recuperar forças, pois ainda não tínhamos chegado a meio do percurso. Falo claro no singular! As pernas começaram a tremer, tal era a violência da subida. Escusado seja dizer, que a pulsação cardíaca estava completamente díspar um do outro…


A medida que a altitude subia, a temperatura descia…
Começaram as primeiras cãibras… Meu Deus!!! Quê Quê isso? Que dores!
Bem mas ainda falta tanto!!!
Será que tenho faltado aos treinos…

A natureza estava deslumbrante, recebeu-nos de braços abertos, com toda a sua singela beleza! O Paulo a curtir, eu a sorrir, apenas para disfarçar as dores alucinantes que invadiram as minhas pernas…



Deixa-me pousar para a foto e descançar as desgraçadas... Bem com este ritmo de "passeio" e a continuar assim irei precisar da ajuda dos Deuses!
As primeiras nuvens apareceram!
Quiçá os Deuses estariam loucos! E quiseram poupar-me!

A altitude sempre a aumentar e o sorriso contagiante do Paulo a abafar as minhas cãibras.

"Mas, a este ritmo, não sei como irei chegar ao Lombo do Mouro?".



Finalmente chegamos ao cimo, estava para rebentar uma “tempestade”, a temperatura baixou até ao grau negativo na Bica da Cana. O nevoeiro e a chuva pareciam a encarnação do Diabo. Apenas com a força de”Ulisses” conseguimos atravessar tanta adversidade meteorológica.
Havia tanto ainda para pedalar, mas o tempo agreste não permitia mais aventuras na terra. Foi necessário alterar o rumo e descer pelos Canhas, estava tanto frio que não conseguíamos mexer as mãos para travar…
Paramos para comer e aquecermo-nos num café no Carvalhal, apenas faltou pedir a senhora para nos servir a “chinesa” directamente nas mãos. As palavras saíam a muito custo, com um incómodo “termelique” no queixo.
Pena! Não termos feito o percurso todo, no entanto, fica a promessa de o terminar quando o tempo assim o permitir.

Apenas me resta agradecer a paciência do Paulo Camacho.
Foi um passeio muito enriquecedor, a troca de experiências e de filosofias BTTistas permitiram-me conhecer mais pormenores deste desporto.
Um abraço!















quarta-feira, novembro 21, 2007

17-11-2007 Fonte do Bispo


A noite esteve chuvosa, a manhã também, mas isso não foi motivo suficiente para os BTT Brava ficarem em casa. Às 8 lá estava eu à espera do Pascal (de guarda chuva), na rua, porque o miminho ainda estava fechado…
Foram 17 Km com muita água, lama e chuva.

terça-feira, novembro 20, 2007

Espaço Cultural

A bicicleta hoje em dia, para além de ser usada para desporto e lazer, também é utilizada como meio de transporte, carga e ferramenta de trabalho.







segunda-feira, novembro 19, 2007

Também furei!!!

Tanta prôblema com um furó!!
Notra dia MAKÉLÉLÉ, com sua família, também furô!!!
Despois só restô lhevar o pópó para palhota di ió...
Nûca mais ssai sem remêndos para pineus...
Nem para deixar patrôa na trabalhu!

sábado, novembro 17, 2007


Pois é!! Marco, compras bicicletas no Modelo e depois queres acompanhar os bttbrava!! Se não fosse a ajuda do Pascal, não sei não!!

Pois é, afinal não é só a Berg que avaria!!

sexta-feira, novembro 16, 2007

Um treino que não podia acabar pior!!!

Quinta-feira dia 15 de Novembro, estará infelizmente marcado para sempre na memória de todos os bravabttistas.
Dia Negro para todos nós!!! Infelizmente perdemos o nosso melhor atleta, que de forma inglória regressou a casa após uma sessão normal de treino.
Estamos de luto, de coração partido, com a lágrima a escorrer pela cara, é triste sentir a dor do nosso amigo Kágrande Bujardo Mandei Pereira.
“Isto e uma homenagem e não uma notícia, isto é um grito de solidariedade e não uma repreensão”.
Kágrande Bujardo Mandei Pereira iniciou a sua sessão de treino como sempre, agarrado a um bom prato de feijoada, vinho tinto e muito arroz (arroz de feijão! Claro!) logo pela manhãzinha. Depois, fez o aquecimento recomendado pelo seu preparador físico. E finalmente partiu em direcção ao Paul…
O passeio não durou 30 minutos, começou a sentir um mau estar, incomodativo, que lhe ardia as entranhas mais profundas do seu corpo… Bujardo sentiu logo que algo estava errado, mas não queria parar, pois ainda não tinha chegado a poncha da serra de água e não podia voltar para trás sem acabar o percurso habitual. Apertou, e lá continuou…
Sentiu grunhir “GGGRRRROOOOOWWWWWHHH!!!!”, parecia um camião a circular devagar, (típico camião que circula nas nossas estradas em plena Sexta-feira). Parou!!! Saiu da bike, latejou, guinchou e contorceu-se todo até que sentiu uns calores a descer pelas costas abaixo e PUUUMM!!! Igual ao rater do vizinho, quando chega de uma noitada a casa, na sua CBR 600 adaptada ao” Tunning Raterziano”.
O Alívio surgiu, uma sensação tão boa, tão refrescante que não podia deixar de esboçar um sorriso nos seus lábios, afinal a tortura intestinal tinha acabado. Escusado seja dizer, que os calções de Lycra que tanto adora, não aguentaram.
Mas o pior ainda estava para vir, pois Bujardo, ao aliviar aquilo que parecia um parto de gás butano numa bilha industrial de 250kg, esqueceu-se da menina dos seus olhos e quando pegou nela reparou que grande parte dela tinha derretido com o calor imanado pela flatulência.
Regressou a casa a pé… com o que resta da bike… o alumínio XPTO 6700 estava calcinado, os punhos derretidos com os calços dos travões colados as jantes…
Kágrande Bujardo Mandei Pereira, está agora em recuperação, prometeu recomeçar devagar, irá regressar aos feijões de forma gradual e só depois se sentirá outra vez numa bicicleta.
Estamos todos torcendo por ti, esperando ansiosamente o teu regresso, pois isso tudo não tem sentido sem ti!!!

quinta-feira, novembro 15, 2007

Para os que circulam atentos na estrada!!!!


Como já devem saber, perdi autorização de circular de automóvel aos Sábados de manhã. Mas a imaginação não tem limites, estive atento as possibilidades e encontrei forma de poder acompanhar a malta nos passeios fora do Concelho da Ribeira Brava.
Resta-me agradecer as boleias a todos, consciente que assim não incomodarei ninguém.
Para finalizar, necessito de referir que não fui apanhado alcoolizado por um qualquer agente da autoridade, mas sim, por culpa de uma fada mágica que enfeitiçou o meu transporte urbano, transformando-o numa abóbora todos os Sábados pela manhã.

O que faz um motoqueiro neste blog?

Bruno, após muita investigação não consegui encontrar um bttista, suficientemente cromo, que não apertasse os apertos rápidos da bike!!
No entanto, fica uma pequena amostra de um familiar teu, que partilha da mesma vontade de partir os dentes no chão!

Novo SELLE ITALIA

Pois é malta!! O Inverno está a chegar e para nos precaver a SELLE ITALIA criou um novo selim para os amantes do btt. Este selim é inovador, alia as utilizações de carbono nos carris com o vanádio na parte superior e placas traseiras de aquecimento, este selim é único em termos tecnológicos e de design. Tem corte anatómico, independente, que se movimenta apoiando-se sobre as duas bases de apoio. Segundo a marca garante conforte e prestações sem precedentes. Está disponível a partir deste mês em duas versões: Gelflow com bateria incluindo (8.4 kg) e standard sem bateria (2.7 kg).

Proíbido estacionar?



Atenção!!! BRAVABTTISTAS!!! Não há estacionamentos na Ribeira Brava.
É necessário vir mais cedo aos Sábados, para evitar constrangimentos em frente ao miminho. Não perder a calma é fundamental e estacionar por ordem de chegada.

terça-feira, novembro 06, 2007

"Dois dias até Santiago de Compostela"


Os BTTBRAVA vão voltar a organizar um passeio de btt e percorrer o caminho de Santiago com partida no Porto. Se estás interessado é só pedir informações ao Pascal ou ao Helder, eles terão todo o gosto em te fornecer detalhes sobre a peregrinação a Santiago. Se queres ver o registo fotográfico da primeira peregrinação carrega no link de Agosto e terás acesso a toda a informação visual do percurso. Os BTTBRAVA iráo juntar-se aos "binas ou não binas", e assim, proporcionar um inter-câmbio entre amantes do BTT para poder trocar experiências e partilhar novas aventuras.


( Credencial do Peregrino)




(Compostela)



( Vista da fachada da Sé)


(Símbolos indicadores do caminho)

Se ficaste curioso junta-te a nós e vem comungar numa aventura sem paralelo, onde a boa disposição, a natureza, a introspecção, o espírito de aventura e a prática de btt farão com que tenhas uma experiência única.

segunda-feira, novembro 05, 2007

"TV BTTBRAVA" esteve lá 1ª Reportagem

Este filme é destinado ao Pai Natal.....(trás uma bike nova para o Bruno)

Mais uma vez lá estivemos!!! Todos no seu melhor!!!

Era muito cedo e tinhamos todos cara disso...
No entanto lá estavamos a montar as bikes e afiná-las, enfim, prepará-las para partir nesse novo trilho que prometia muita animação.
Não nos esquecemos desta vez de confirmar os apertos rápidos do amigo Bruno, não fosse ele outra vez lembrar-se, ou melhor esquecer-se de os apertar. O dia prometia do melhor que poderíamos esperar, estava húmido mas não choveu. O chão estava com aquelas possinhas que todos nós adoramos, pois, saltar e sujar os colegas é sempre muito divertido. O problema é que não parava de subir, as bikes bem queriam andar mais, mas não dava...Mas o esforço foi sem dúvida recompensado pela beleza paisagística, proporcionada pela aridez das encostas que nos enguliam, deixando-nos por vezes sem respiração.

É de louvar aquele rapaz, o joelho maroto começou a dar de si, mas não desistiu... Apesar das dores seguiu em frente é só parou quando se apanhou lá cima...
"Amanhã faço gelo o dia todo, mas hoje não paro!!!".

Merecido lanche, nunca umas bananas souberam tão bem!! E aqueles frutos secos? Manias de atletas de alta competição... Será que estes gajos não se alimentam como deve ser?
-Cadê as sandes de presunto?

"O plano para a foto seria a árvore, mas há gajos que têm a manía de serem os Figos ou os Ronaldos do baíkismo fotográfico. Sempre que sentem a presença de paparazzis, não descançam sem se pôr a frente da lente e desfarçar como se nada fosse."
-Quem é que eles querem enganar...
LIÇÃO NÚMERO 27: Como estragar o trabalho de um fotógrafo!
Se não fosse aquelas manchas cinzenta, vermelha e azul , teríamos aqui, um exemplo típico do que é um plano picado. O motivo, neste caso, a entrada de um túnel na rocha, proporcionaria sensações de liberdade e ligeireza, ao espectador, através da sua leitura, contrapondo-se com a escuridão que o desconhecido nos pode revelar. Mas enfim, tive que levar com esses cromos que pareciam curtir o momento e a beleza.
-Ainda por cima tinham que aparecer os três ao mesmo tempo...

Escusado dizer que o melhor ficou para o fim...
Não! não partiu o Drop out. Não! não ficou sem celim. Mas sim furou... Alguém viu? Ninguém!! já estavam todos junto aos carros a espera do menino, que parece ter furado de propósito, para não ter de acompanhar a velocidade da luz que todos os BRAVABTTISTAS alcançaram aquando da descida infernal...
Mas sou obrigado de salientar que estamos todos solidários com este atleta... Pois, apesar de todos os contratempos que carrega às costas, não perdeu nunca o bom humor e a boa disposição.
-Bruno!! Existem melhores formas de demonstrar que necessitas de uma bike nova!
Que tal escrever ao Pai Natal?
O passeio foi muito bom, a malta portou-se a altura nas subidas. Estão todos de parabéns!. Para quando a próxima?




sábado, novembro 03, 2007

Valeu a pena. Como Sempre

Jovens Corajosos

Grupo sempre bem animado, com uma envolvência deslumbrante
por parte da natureza

No Coment